Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Acesssibilade

Todo mundo já ouvi falar sobre acessibilidade e logo surge na mente acesso aos deficientes com rampas, locais reservados em estacionamentos, sinais somoros entre outros detalhes que buscam incluir de maneira mais harmônica as pessoas com os mais diversos tipos de deficiência.
Também sabemos que no dia a dia isso não funciona as mil maravilhas. São locais sem acesso, rampas mal localizadas, banheiros mal adaptados entre outras questões.
Será que acessibilidade é apenas garantir locomoção as deficientes físicos, por exemplo?
Podemos exemplificar esse questionamento de maneira bem simples. Existem banheiros adaptados para os deficientes físicos como observamos em shopping, bibliotecas, mas será que esse banheiro atende as pré requesitos e especificações das normas técnicas?  Não basta ter barras paralelas e assento mais elevado se por exemplo a porta de acesso não favorece a passagem da cadeira de rodas ou ainda se  não a espaço para a cadeira de rodas de se locomover no banheiro. Muitos banheiros estão adaptados, no entanto não obdecem as as normas oferecidas pela ABNT.
Deixo uma sugestão para as empresas que organização provas de concurso por favor observem os locais destinados aos deficientes para que não ocorram transtornos no dia da prova. Observem tudo com cautela :
acesso para cadeirantes;
rampas; 
banheiros adaptados;
carteiras adaptadas para cadeirantes.

Acessibidade não se resume em adaptar ambientes apenas, mas também incluir os deficientes na dinâmica da sociedade. Eles são pessoas capazes de contribuir para a população economicamente ativa (PEA) já que o capitalismo observa apenas isso.
Pessemos melhor porque o deficiente não é diferente de nenhum cidadão que é dito como "normal".Precisamos olhar além das aparências, limpar nossos olhares e perceber que todos somos iguais.

Um comentário:

  1. Fora que não é só uma questão de rampas, banheiros e acessibilidade p as pessoas q possuem deficiência motora. E os deficiente visuais, auditivos, etc., etc. ? Essa é uma questão bem complexa... parabéns pelo texto amigaa.

    ResponderExcluir